Energia Renovável em Portugal

Descubra quais são as principais formas de energia renovável que Portugal utiliza para diminuir o impacto sobre os recursos naturais do planeta.

Em face a uma grande ameaça planetária como estamos agora, com as mudanças climáticas acontecendo em um ritmo acelerado e os níveis de CO² muito mais altos do que os especialistas esperavam, é importante implementar uma série de iniciativas que podem ajudar a reverter este processo e manter o ecossistema mais equilibrado no planeta para as próximas gerações.

Estas iniciativas são ainda mais efetivas quando aplicadas por governos federais, já que possuem um alcance muito grande com um país inteiro empenhado em colocá-las em prática. Por isso, neste artigo nós do INRESIDUOS.PT separamos quais são as principais iniciativas de energia renovável que Portugal já colocou em prática para combater grandes problemas como a mudança climática.

Iniciativas de Energia Renovável em Portugal

Iniciativas de Energia Renovável em Portugal

Levando em conta os grandes problemas que os níveis altíssimos de CO² está causando em escala global, a adesão de qualquer iniciativa de energia renovável já é um avanço para todos.

Portugal, preocupado com todo este cenário, aplicou algumas medidas interessantes de energia renovável acreditando que este é o futuro, pesquisas apontam que Portugal é o quinto país que mais recorre a energias renováveis, onde até mesmo os cassinos online contribuem para o meio ambiente, confira quais são estas medidas tomadas.

Energia Eólica

Grande parte do investimento e iniciativa do governo federal de Portugal teve um foco em energia eólica, o grande objetivo era fazer desta fonte de energia renovável a principal utilizada em todo o país. Objetivo este que o país está perseguindo a passos largos já com boa parte da energia consumida em todo o seu território é de origem dos grandes campos de energia eólica que foram construídos.

Sabemos que este tipo de energia renovável possui um alto custo em sua construção, porém, os benefícios que vem a longo prazo valem muito a pena economicamente para o país que souber como se organizar e Portugal é um exemplo disto.

Energia solar

Por motivos de segurança e confiabilidade, outras iniciativas de energia precisam ser iniciadas com o objetivo de suprir a necessidade total do país caso algum problema com as outras fontes venha a acontecer.

Este é o caso da energia solar para Portugal, em uma iniciativa inovadora para um país europeu, os portugueses criaram um programa de investimento não só para criar campos de energia solar, mas também para incentivar a população a utilizá-la.

Em comparação a todas as outras fontes de energia utilizadas para suprir as necessidades energéticas do país, esta é a menor delas. Mesmo assim, é um grande avanço para todos, já que a iniciativa inovadora dos portugueses demonstra que é possível fazer com que uma estrutura como este seja importante na infraestrutura de um país inteiro.

Redução do consumo energético

Um grande passo para a adoção de energias renováveis e para o combate aos grandes problemas que os combustíveis fósseis trazem para o planeta é a conscientização. Um grande programa sociais de conscientização foi aplicado em Portugal para educar seus cidadãos e diminuir os gastos desnecessários de energia em cada uma das casas portuguesas.

Desta forma, a adoção de iniciativas com energia renovável se torna cada vez mais viáveis para todos e, além disso, ainda diminuir as emissões de CO².

Recent posts

Menu

Pages